Cada vez mais se tem falado em parcerias e nos benefícios que trazem para as organizações. Esta importância coloca-se independentemente da dimensão da organização.
A capacidade de estabelecer parcerias e as manter pode ser crítica e determinante para criar e manter novos serviços e produtos e podem resultar numa maior qualidade e num reforço da imagem de qualidade de qualquer organização. Para tal, devem as organizações ter uma cultura de abertura e permanente prospeção destas alianças estratégicas, sempre numa perspetiva de obter valor acrescentado e melhoria contínua.
As parcerias proporcionam também às organizações o acesso a conhecimentos que, somente através das suas fontes, provavelmente não teriam.
Por outro lado, consegue-se uma redução do investimento financeiro para proporcionar os mesmos resultados ou, quiçá, aquém do que seria esperado.
Como acontece uma parceria?
A parceria nasce de um objetivo, objetivo esse que pode nascer apenas de uma parte mas que esta tem que “vender” à outra parte, fazendo acreditar que a relação traz valor acrescentado para ambas. Para tal, as partes têm que trabalhar em boa articulação para que ambas se sintam satisfeitas e se empenhem para conseguir os maiores ganhos dessas sinergias.
Para tal, é importante que estas relações se sustentem em fatores que determinem a satisfação, continuidade e sucesso da parceria face à motivação que levou à mesma. Um dos aspetos importantes é honestidade e, logo, a confiança entre as partes; um outro fator é a oportunidade que é identificada antes da parceria, as vantagens e as dificuldades que podem verificar-se no mercado atual e potencial; é também importante analisar que investimento (que não se limita ao financeiro) é necessário para concretizar a parceria e fazê-la dar frutos. Como tal, é também importante negociar com o parceiro as melhores condições para o sucesso.
A XZ Consultores vê, também, nas suas parcerias um pilar fundamental para o desenvolvimento dos seus serviços, mas, acima de tudo, para o desenvolvimento profissional e pessoal das suas pessoas, uma vez que, em cada iniciativa, há uma reflexão mútua e um unir de esforços para que se alcancem os melhores resultados.
O estabelecimento de parcerias estratégicas pode, assim, constituir uma âncora para os processos e atividades das organizações, potenciando a sua capacidade de inovação e regeneração.
Emília Costa, consultora //XZ Consultores