ISO 21001:2018 - Educação de Qualidade: aprendizagem sustentável

Pedro CalheirosO desenvolvimento das sociedades assente das suas bases constitucionais consagra na generalidade dos países a educação como um direito fundamental, no entanto a evolução tem colocado em causa os modelos educativos, com o desenvolvimento de “novos paradigmas” baseados em ensino formal e não formal, colocando uma pressão significativa sobre o sistema de ensino formal e não formal, nas suas instituições e em todas as partes interessadas.

É reconhecido que o desenvolvimento dos países e suas sociedades se faz tendo como um dos pilares a educação e é, também, com base no ensino formal e não formal existente que se promove a partilha e gestão do conhecimento. Mas hoje as pessoas adquirem novas competências quer no ambiente de ensino escolar, quer profissional, quer na sua vida pessoal. Assim há a necessidade de establecer critérios e requisitos que permitam avaliar a qualidade da aprendizagem/formação.

Pais, professores, alunos, diretores escolares, formadores, gestores de formação, diretores pedagógicos,  …. , constituem todo um sistema que é fundamental para o desenvolvimento mas cuja gestão está suportada em modelos antigos e insuficientes face à necessidade de ver o desempenho nas diversas perspetivas que influenciam os resultados.

Assim a ISO, International Standardization Organization, que é uma das entidades mais antigas e experientes no campo da definição de normalização, publicou em 2018 a ISO 21001 – Management Systems for Educational Organizations (EOMS), ou seja Sistemas de Gestão para Organizações Educacionais.

Esta norma está focada nas organizações do sector da educação, no seus respetivos serviços e produtos, com vista a primeiramente garantir a satisfação das suas partes interessadas, aumentar o compromisso no que respeita à responsabilidade social e oferecer serviços que sejam acessíveis e equitativos.

Os requisitos desta norma fornecem bases para que se implementem metodologias de gestão que permutem a melhoria de forma generalizada da qualidade dos serviços prestados, por exemplo na gestão das competências dos professores/formadores, no desenho de percursos de aprendizagem, na monitorização do desempenho organizacional, …

A ISO 21001 providencia uma excelente base para os fornecedores de serviços educativos, tais como escolas, centros de formação, centros de estudo e outros, para promover a melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços. Se por um lado pode existir algum receio no que respeita à normalização de procedimentos no campo da educação, por outro lado a implementação desta norma, e quando complementada com boas práticas no campo da educação, irá permitir apoiar as organizações a obterem resultados positivos para todas as suas partes interessadas - sejam eles estudantes, encarregados de educação, comunidade ou outros.

Pedro Calheiros

Consultor da XZ Consultores, SA

<< Voltar