A importância dos Primeiros Socorros

Primeiros socorros, tal como o nome indica, correspondem ao primeiro auxílio prestado por alguém a uma pessoa que esteja numa situação crítica.

Numa definição mais técnica tratam-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.

Portugal apresenta um elevado número de acidentes de trabalho nas variadas áreas tendo principal incidência na construção civil e na indústria transformadora. Assim, são inúmeras as situações em que a ocorrência de acidentes surge levando à necessidade de uma atuação urgente.

A formação em contexto laboral existe desde de sempre, tendo, no entanto, vindo a ganhar terreno nos últimos anos. É fundamental e faz parte não só da aprendizagem de uma profissão, mas também do desenvolvimento pessoal. Todo o indivíduo tem que aprender, tem que interagir, evoluir, tem que se desenvolver enquanto pessoa e enquanto trabalhador.

Enquanto Enfermeira no contexto de medicina do trabalho e formadora de primeiros socorros, considero a formação em ambiente laboral no âmbito de primeiros socorros algo crucial, pois mais do que uma obrigatoriedade legal, assume um papel preponderante a nível moral, de cidadania perante o próximo tendo como principal intuito o cuidar do colega, amigo ou desconhecido.

A importância da prestação de primeiros socorros prende-se com o facto de qualquer pessoa ainda que detentora de poucos conhecimentos consiga com atitudes simples diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e salvar vidas quando a situação assim o exigir.

Na perspetiva de Enfermeira do trabalho e mediante aquilo que me tenho vindo a aperceber com a formação ministrada em ambiente laboral é que efetivamente temos dotado os colaboradores das várias empresas com conhecimentos basilares de atuação perante certas situações que se têm demonstrado uma mais-valia quer a nível profissional quer a nível pessoal, deixando as pessoas menos desconfortáveis perante determinadas circunstâncias e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Sofia Pinto

Enfermeira na Clínica SBE (Grupo XZ)

<< Voltar