Foi finalmente publicada a Norma NP EN ISO 9001:2015 e como consequência da atual sociedade de comunicação e da competência dos diversos atores e interessados na gestão da qualidade, poucas ou nenhumas novidades surgiram. O fato de não haver novidades, não significa que a nova norma não seja fértil em novos conceitos e requisitos que tal como no passado, levarão alguns anos até que um consenso de interpretação exista entre estes diversos atores.
Esta recente versão da norma NP EN ISO 9001:2015 introduz um conjunto de alterações relevantes para a gestão das organizações e respetivamente para a gestão, adequabilidade e eficácia dos seus sistemas de gestão da qualidade. Naturalmente que as práticas de controlo e garantia da conformidade dos requisitos aplicáveis continuam inalteráveis, tal como sucede há algumas dezenas de anos.
O impacto nas organizações será variável e dependente das intenções da Gestão de Topo mas dificilmente os sistemas de gestão da qualidade deixarão de ser instrumentos de gestão válidos para a tomada de decisão.
Tal como as normas anteriores, também esta se baseia em princípios de gestão da qualidade. Estes, apresentados de forma concisa na Norma ISO 9000:2015, continuam a permitir uma identificação rápida do que é a gestão da qualidade e de quais são as atividades fundamentais para a sua adequada e eficaz implementação.
A estrutura de alto nível, definida pelo anexo SL da ISO, presente em normas publicadas desde 2013, permite que os requisitos da Norma reflitam a preocupação, nas alterações na envolvente da organização, que é cada vez mais complexa, na eficaz implementação dos sistemas de gestão, na melhoria da confiança da organização em fornecer produtos e serviços conformes e por consequência na capacidade da organização em melhorar a satisfação dos clientes.
Por fim, uma última reflexão, o termo “determinar” é referido 37 vezes ao longo dos capítulos da Norma (do 4 ao 10), não sendo claro qual o rigor ou nível de incerteza desta tarefa de determinar. O seu conceito não se encontra definido na Norma ISO FDIS 9000:2015 e podemos considerar que determinar é indicar com clareza ou por exemplo, segundo a Porto Editora, indicar com exatidão. Podemos pensar, na determinação das questões internas e externa que sejam relevantes, na determinação dos requisitos das partes interessadas que são relevantes ou na determinação do conhecimento necessário para a operacionalização dos processos. Por exemplo, onde começa e termina, a necessidade de determinar o conhecimento de que uma organização dispõe, e do conhecimento que é necessário, para assegurar a implementação do sistema de gestão da qualidade e a conformidade de produtos e serviços.
Naturalmente que a tarefa da empresa e dos gestores, numa auditoria da qualidade, é evidenciar que o sistema de gestão da qualidade é suficientemente consistente e apto para fornecer produtos e serviços conformes e que a sua implementação é eficaz, sujeito a melhoria e proporciona a satisfação dos clientes. Mas qual o grau de incerteza nas diversas determinações efetuadas?
José João Cordeiro, Consultor
Departamento de Sistemas de Gestão - XZ Consultores, SA
Conheça o testemunho da:
Primeira empresa de engenharia com certificação ISO9001:2015 em Portugal
O âmbito da certificação centrou-se na prestação de serviços de projetos de engenharia, gestão e fiscalização de obras, certificação energética, medições acústicas e diagnóstico de patologias em edifícios.
Sónia Gomes, Sócia e Diretora de Produção, diz que:
"a ASL ao certificar-se pela norma ISO 9001:2015, mostra não só o seu espírito pioneiro, porque falamos de uma norma recentemente atualizada e publicada, mas também o seu compromisso com a Excelência do serviço prestado e satisfação dos seus clientes. A norma ISO 9001:2015 tem uma maior abordagem à gestão baseada no risco, realçando-se aqui a relevância da adoção de um Sistema de Gestão como uma ferramenta de decisão estratégica."
Sobre a empresa ASL ASSOCIADOS, (www.aslassociados.com)
Na cerimónia da 2.ª edição dos Prémios Reabilitação na Construção, novembro 2015, o Júri atribuiu à ASL o 1º prémio, na categoria Gabinete. As razões da escolha são apresentadas na pág. 85 https://goo.gl/mLb504
A ASL ASSOCIADOS é uma empresa fortemente vocacionada na área de projeto e consultoria em engenharia civil. Fundada em 2006, baseia a sua estratégia de atuação na oferta de um serviço global de engenharia, nomeadamente, a Consultoria e Assistência ao Dono da Obra, a Elaboração de Estudos e Projetos Multidisciplinares, assim como todas as atividades inerentes à Fiscalização e Gestão de Obra, assegurando assistência na gestão e supervisão da sua construção (controlo de custos, prazos, encomenda e receção de materiais, coordenação e gestão de subempreiteiros em obra, etc.).
A ASL ASSOCIADOS é uma sociedade independente de quaisquer fornecedores de bens de equipamentos, construtores e instaladores.
A XZ Consultores quer ser parceiro do seu projeto
Solicite-nos uma reunião ou uma proposta de trabalho