Internacionalizar: uma oportunidade ou um imperativo?

IB_logomarca

Muito se tem escrito sobre a imperiosa necessidade das empresas portuguesas investirem na internacionalização dos seus negócios, não apenas pelo reduzida dimensão do nosso país, mas também pelo fraco crescimento da nossa economia e pela inquestionável necessidade de aumentar as exportações de produtos nacionais para equilibrar a nossa balança de transações, otimizar a capacidade de produção instalada nas nossas empresas, reforçar a empregabilidade, estimular o consumo e, em duas palavras, criar riqueza.

As políticas macroeconómicas, os discursos dos nossos governantes e estrategas, os apoios, às vezes enganadores e manifestamente insuficientes, aliados à ambição, ao carácter empreendedor dos nossos empresários e à sua vontade de, mesmo conscientes dos riscos que assumem, investirem em mercados desconhecidos, tem conduzido a um reforço da internacionalização das empresas portuguesas, frequentemente para novos e desconhecidos mercados.

Contudo nem todos têm tido sucesso, alguns, inclusivamente, agravaram os seus problemas económico-financeiros e hoje debatem-se com o imprevisível desafio de encerrar o seu atual negócio, de uma forma serena, ética e socialmente aceite, e de ganhar coragem para começar tudo de novo.

A decisão de internacionalizar ou não o negócio, é uma decisão fundamental para a sustentabilidade de todas as organizações, mesmo para as que evidenciam uma inegável maturidade e robustez organizacional e uma capacidade financeira muito sólida.

As questões que se colocam após uma decisão favorável, tais como:

  • para onde internacionalizar?
  • como internacionalizar?
  • com quem internacionalizar?

são de difícil resposta. Qualquer decisão, mesmo que seja indutora de resultados promissores numa fase inicial, exige uma análise rigorosa, competente, abrangente, profunda, multidisciplinar e que enquadre uma análise serena de todos os riscos e oportunidades.

A XZ Consultores pode agora apoiá-lo neste relevante processo de estudo, análise, reflexão, tomada de decisão de sua implementação.

Depois de uma longa preparação, durante a qual definiu metodologias validadas, estabeleceu uma rede de parceiros com inegáveis competências, vivências e experiências, já incorporadas em estudos de mercado realizados para alguns dos seus clientes para mercados tão distintos como a China, França, Moçambique, Angola, Cuba, Argélia, Canadá, Líbia, Marrocos, Venezuela, Brasil, etc.

 

Para a XZ Consultores tão importante como estudar o mercado, é analisar os seus resultados, tomar uma decisão e implementar a decisão tomada.

Queremos ser seu parceiro nesta importante fase da vida da sua empresa.

 

 

lio Faceira Guedes, Administrador da
XZ Consultores, SA

<< Voltar