Identidade cultural da aldeia do Gerês - Fenda da Calcedónia

Calcedonia

No âmbito da UFCD Cultura, Etnias e Diversidades, prôpos-se, aos formandos das duas turmas Técnico de Logística, Eixo Prioritário 1 – Qualificação Inicial, tipologia de Intervenção 1.1 - Sistema de Aprendizagem, do Programa Operacional no Potencial Humano (POPH), a decorrer na XZ Consultores, a realização de uma visita pedagógica ao campo do gerês, com os objetivos de:

  • Avaliar a importância do património paisagistico, cultural e arquitetónico;
  • Promover a igualdade entre grupos socais;
  • Fortalecer laços de amizade entre os formandos;
  • Reconhecer a importância e as vantagens da entreajuda enquanto grupo de formação;

No passado dia 8 de Julho, pelas 09H, as duas turmas, rumaram ao Gerês, acompanhados pelos formadores Eliana Lopes, Manuel Oliveira e Sandra Magalhães e pelo monitor Adriano.

A primeira atividade realizada foi a travessia da Fenda da Calcedónia, que consiste na ascensão a um pico que foi feita através de uma fenda com aproximadamente 60 metros, exigindo a aplicação de algumas técnicas de escalada para a sua transposição. No interior da fenda, os formandos tiveram uma experiência única, puderam apreciar uma das grandiosidades dos granitos da Serra do Gerês, observaram paisagens inesquecíveis e observaram ainda  vestígios de um antigo Castro. Apesar de alguma apreensão inicial, tanto os formandos, como os formadores, concluiram esta etapa com mestria.

Seguiu-se uma merecida pausa para almoço junto à albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas, aldeia da freguesia de Campo do Gerês, que desde 1971 está submersa. Os formandos puderam mais uma vez observar paisagens magníficas e apesar de não terem oportunidade de observar a aldeia submersa ficaram a conhecer a sua história.

A atividade planeada para a parte da tarde era um foto-paper, mas devido ao cansaço dos formandos, a atividade foi substituída por uma caminhada pela aldeia do campo do Gerês. Esta antiga aldeia está situada junto à Mata da Albergaria, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês e nesta caminhada os formandos tiveram oportunidade de visualizar vestígios da Via Romana XVIII (Geira), o Cruzeiro de São João do Campo e o Marco miliário Covide e Campo. Ao longo da caminhada foi possível ainda ficar a conhecer o museu Etnográfico, algumas casas rústicas, a igreja, o cemitério, espigueiros, entre outros.

Foi um dia repleto de experiências novas, em que a entreajuda, o convívio, o espírito de grupo prevaleceu e ajudou a ultrapassar alguns obstáculos e todos chegaram satisfeitos ao final da visita.

Testemunho:
Paulo Ferreira - Formando Técnico de Logística I (Nov2012 a Dez2014)

“A visita pedagógica ao Gerês foi uma atividade diferente e aventureira, com algum exercício físico à mistura e muito convívio. Apesar de conhecer realitivamente bem o Gerês, nunca tinha feito a travessia da Fenda da Calcedónia, este monumento impressiona pela sua dimensão e pelas dificuldades em transpô-la e nós só o conseguimos com muita entreajuda.

Tivemos ainda oportunidade de conhecer a magnífica história da aldeia Vilarinho das Furnas e de conhecer a aldeia do campo do Gerês e os seus marcos históricos.

Terminamos o dia satisfeitos pelo excelente trabalho e desempenho de todos os formandos e formadores”.

Eliana Lopes
Formadora

<< Voltar