Conhecendo o funcionamento e organização do Porto de Leixões

 

Porto Leixoes

Conhecendo o funcionamento e organização do Porto e andando ao lado de contentores, empilhadores, camiões, comboios e barcos.

No passado dia 18 de Junho fomos conhecer um Porto Marítimo que opera num dos mercados mais densos e competitivos da Europa, por ele passam importantes rotas internacionais e é de lá que partem grande parte das nossas mercadorias expedidas e também por lá chegam grande parte dos produtos que consumimos no dia a dia. Falamos do Porto de Leixões que ao longo dos anos se tornou vital para a economia da nossa região.

Os formandos poderam ver como os transportes rodoviários, ferroviários e marítimos se conjugam e como são armazenadas e transportadas as mercadorias de diferentes características. O porto de Leixões está dividido em grandes áreas em função das características da mercadoria a movimentar:

  • terminal de contentores, com capacidade para 600 mil contentores ano;
  • terminal sul, carga geral e a granel, madeira, ferro etc;
  • terminal cerealífero,  onde se movimentam e armazenam os cereais;
  • terminal de carga fraccionada, onde se movimenta pedra e sucata;
  • terminal de cimentos;
  • terminal petrolífero, que não foi possível ver uma vez que o dispositivo de recolha se encontra no mar; 
  • terminal de carga roll on roll off, consiste em carga que entra e sai pelos seus meios nos navios exemplo carros. 
  • terminal de cruzeiros, onde tivemos a sorte de ver um navio de cruzeiro com capacidade para 5000 passageiros que fazia a sua viagem inaugural.

A visita foi muito enriquecedora e permitiu consolidar o que já à muito se vinha falando em sala. Foram muitas e variadas as perguntas colocadas pelos

Formandos sobre o funcionamento e organização do Porto de Leixões.  As perguntas foram prontamente respondidas pelo Dr. Mário que nos acompanhou em toda a visita e que foi incansável para esclarecer a curiosidade dos formandos.

No final ficou um misto de satisfação pela grandiosidade do Porto e por estarem tão perto de todo aquele frenesim e por outro lado a curiosidade dos jovens levou-os a quererem sempre mais e gostariam de visitar um navio por dentro, subir a uma das gruas gigantes ou então dar uma visita no novíssimo navio de cruzeiros que ali se encontrava. Tal não foi possível por questões de segurança uma vez que toda a visita foi feita dentro do autocarro.

Todos adoraram a visita e saíram com a certeza de que aumentaram o seu grau de preparação para os desafios do futuro  no aliciante mundo da Logística para onde estão a ser preparados adquirindo o máximo de competências possíveis.

Manuel Oliveira
Formador e Coordenador Pedagógico do curso de Técnico de Logística

<< Voltar