Colégio Nossa Sra. das Graças

Colégio de Nossa Senhora das Graças está situado na freguesia de S. Jerónimo de Real, na cidade de Braga, e é propriedade da Congregação Religiosa das Servas Franciscanas de Nossa Senhora das Graças. 
Está registado na Direcção Geral da Segurança Social e no livro das Associações de Solidariedade Social, como Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), desde 6 de Agosto de 1981. 
Como Estabelecimento de ensino, foi reconhecido pelo Ministério da Educação, em Outubro de 1981 com o alvará nº 2306. Cumpre todas as exigências legais e todas as recomendações do ministério da Educação, e mantém acordos com a DREN.
Nasceu de um sonho de uma religiosa
 , a Irmã Maria das Graças Rosa e do esforço, do trabalho e dedicação de um sacerdote Franciscano, Frei António Pedro da Anunciação (O.F.M.).
Em trinta anos de esforço contínuo, construíram as Irmãs toda a diversidade de instalações actual.
- O Colégio (creche, pré-escolar, A.T.L., 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) dispõe de espaços muito diferenciados, todos construídos de raiz nos terrenos da antiga exploração agrícola, e pensados para responder às diferentes necessidades dos sucessivos graus de ensino.
- Centro de Dia, Mini-lar e apoio domiciliário, para apoio a idosos e doentes, que não fazendo, como é óbvio, parte da "dimensão pedagógica" da instituição, acabam por integrar de certa forma uma "dimensão educativa": os espaços físicos são completamente autónomos, mas contíguos – o que permite um muito saudável contacto entre as crianças e alguns idosos, que resulta por vezes em partilha de histórias de vida e de experiências de "adopção" mútua, extremamente enriquecedoras para estas gerações tão diferentes, e hoje tão afastadas pelo progressivo desaparecimento das famílias alargadas. 
- E ainda um lar de jovens, que acolhe, protege e educa meninas privadas de meio familiar normal ou economicamente carenciadas, dispõe de quartos de uma, duas ou três camas, sala de convívio, salas de estudo, biblioteca, etc.

http://www.cnossasenhoradasgracas.pt/

<< Voltar