Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Existem dois referenciais subjacentes aos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social, a norma internacional SA 8000 e a norma portuguesa NP 4469.

A SA 8000 visa assegurar condições de saúde, segurança e bem-estar aos colaboradores da Organização, incluindo também a promoção junto da sua cadeia de fornecimento, do cumprimento destes requisitos. Os diferentes códigos de conduta (BSCI, SMETA,…), utilizados para monitorizar o desempenho social dos fornecedores, e que enquadram as auditorias sociais baseiam-se essencialmente nesta norma. Efetivamente, na sequência da globalização do mercado, torna-se fundamental para as marcas, retalhistas e distribuidores implementarem mecanismos para mitigarem os riscos sociais, da sua cadeia de fornecimento.

A NP 4469 é outra norma de responsabilidade social, com preocupações e requisitos em três esferas – ambiental, social e económica, sugerindo metodologias de atuação e controlo nestes três âmbitos. Tem como finalidade orientar e incentivar as Organizações para uma atuação socialmente responsável, no contexto dos desafios do Desenvolvimento Sustentável. Contribui também para a melhoria da comunicação e das relações com as partes interessadas. Com a publicação da segunda versão da norma em janeiro, o referencial passou a ter também como base a estrutura de alto nível SL, potenciando uma eficaz integração com outros sistemas de gestão.

 

Emília Costa // Maria Augusta Ramos

Consultoras em Responsabilidade Social, XZ Consultores, SA

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