Business Intelligence, ainda não é tarde…

O conceito de Business Intelligence (BI) existe desde os finais da década de 80 e visa a realização de atos de gestão baseados em informações fiáveis, disponibilizada em tempo útil, que permitam a formulação da decisão mais adequada à situação existente. É assim necessário a existência de dois fatores fundamentais: o conhecimento da organização/negócio e a existência da tecnologia que permita transformar os dados necessários ao negócio e à estratégia estabelecida.

A implementação de um sistema integrado de gestão empresarial começa naturalmente pela conhecimento do negócio, pela identificação da estratégia da empresa, das políticas a implementar e pelos indicadores de desempenho a recolher e analisar.

Não existem ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai, e não é possível existir, crescer e ser competitivo num mercado cada vez mais ambíguo e cinzento mas ao mesmo tempo recompensador dos esforços realizados para o conhecer e satisfazer.

O suporte das estratégias e políticas, constituído por indicadores do desempenho dos diversos processos (KPI) é a resposta ao controlo dos fatores críticos para o sucesso e devem ser implementados através de planos que permitem identificar as ações necessárias para a concretização e monitorização/medição das metas desses KPI.

Estes planos de ação geram dados que devem ser transformados em informação que vai permitir a existência do conhecimento necessário à tomada de decisões que podem permitir a fidelização dos clientes, o domínio do mercado e a concretização dos objetivos estratégicos da empresa.

É nesta fase que a tecnologia é fundamental, pois só com ela é que conseguimos ter em toda a organização, de modo versátil e portátil, a rapidez e rigor de decisão necessária à satisfação dos clientes, também ao conhecimento das transformações do mercado e ao modo como isso pode afetar os pontos fortes e oportunidades de crescimento, motivando ao mesmo tempo o combate aos pontos fracos e ameaças.

Todo começa com a identificação dos dados que são necessários e que traduzem a operacionalidade do negócio, a que se segue a definição do processo de ETL (Extract Transform and Load) que permite a recolha e transformação/limpeza dos dados existentes nos sistemas operacionais e o seu armazenamento na Data Warehouse. É nesta DW que através de diversas aplicações tecnológicas (OLAP - On line analytical processing), os dados são transformados e convertidos em informação, permitindo as mais diversas consultas e a obtenção de conhecimento para as decisões.

Para a operacionalização deste conhecimento, temos de assegurar que a disponibilidade das informações necessárias ao negócio, é obtida por um consulta e pesquisa é rápida, adaptável às necessidades da estratégia, ficando para último, mas não menos importante, a confirmação da segurança de todo o sistema.

Portanto um sistema de BI permite-nos ter a rapidez, conformidade e o rigor na tomada da decisão necessária para assegurar a competitividade e valorização da empresa. Nunca é tarde para ter a chave do sucesso da nossa existência e de conhecimento da sociedade que nos rodeia.

José João Cordeiro
XZ Consultores, SA

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