Motivação dos Colaboradores

É inegável a importância da motivação no trabalho diário. A consciência e consciencialização dos fatores ligados à motivação é algo que os elementos de Gestão de uma entidade, nomeadamente de uma instituição social, devem ter presente.

Em poucas palavras, podemos definir a Motivação como o impulso interno que leva à ação.

Existem algumas premissas a serem consideradas na motivação individual e de equipa:

  • A motivação está dentro da pessoa e não pode ser dada nem imposta – deve ser estimulada;
  • A motivação pode ser influenciada pelo ambiente de trabalho, família, sociedade, cultura;
  • É possível modificar o perfil de motivação de uma pessoa (por exemplo, através da formação promovida);
  • Um dos fatores de motivação mais importante no trabalho é a consecução dos resultados;
  • Motivar é uma tarefa contínua e não uma atividade pontual;
  • Ter uma equipa motivada é uma tarefa a longo prazo;
  • Um dos papéis do Gestor/Chefia é providenciar que a equipa tenha um ambiente de trabalho que permita motivar mais facilmente;
  • Todos somos motivados de formas diferentes (mas com base em esquemas gerais).

Eis alguns dos fatores motivacionais do ponto de vista da Gestão/Líder para com os colaboradores:

Reconhecimento

  • Reconhecer / valorizar esforços. Felicitar pelos resultados;
  • Interessar-se pelos problemas profissionais;
  • Interessar-se pelos problemas pessoais e familiares;
  • Facultar a informação necessária ao bom desempenho das funções.

Consecução de objetivos

  • Dar a conhecer os objetivos individuais e comuns (da equipa e da organização);
  • Facultar informação sobre a forma de trabalhar, os seus resultados (feedback de desempenho) e a sua competência.

Responsabilidade

  • Dar a autonomia necessária;
  • Respeitar o seu trabalho;
  • Pedir/seguir as suas sugestões;
  • Defender os colaboradores. Em situação de conflito, ouvir sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar.

Progresso/Desenvolvimento

  • Criticar construtivamente;
  • Proporcionar formação;
  • Incentivar a iniciativa e criatividade;
  • Envolver os colaboradores em eventos relevantes para a organização.

Tomando como referência todos estes fatores, destacam-se a co-responsabilização e co-participação no planeamento e na realização dos Objetivos e Atividades. É por este mesmo motivo que as diversas Normas da Qualidade têm bem presentes os requisitos de comunicação da informação a todas as partes interessadas, nomeadamente aos colaboradores, os quais têm acesso e gerem informação privilegiada dentro da organização, essencial para o seu bom desempenho e imagem de profissionalismo e transparência.

Emília Costa

Emília Costa, consultora //XZ Consultores

 

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