A legislação Nacional e Comunitária orienta as organizações a assegurarem aos trabalhadores condições de Segurança e de Saúde em todos os aspetos relacionados com o trabalho. Num mercado cada vez mais exigente e abrangente, a polivalência é uma valorização constante, dando resposta a este pressuposto as organizações criam condições, internas ou externas, para organizarem os serviços de segurança, tendo por base programas de prevenção de riscos profissionais que contribuem para o aumento da produtividade e a melhoria da competitividade através da diminuição da sinistralidade laboral.
A XZ Consultores pela sua posição no mercado como entidade prestadora de serviços externos de segurança, desde 2004, e consultora de sistemas de gestão, desenvolveu internamente competências exclusivamente dedicadas à Engenharia de Segurança.
A Engenharia de Segurança pretende prestar um de serviço que acrescente valor e que satisfaça necessidades específicas das organizações, no âmbito da Segurança no Trabalho tendo por base os pressupostos da Lei Base de Segurança e Saúde no Trabalho (Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro): Avaliação de Riscos no local de trabalho; Comunicação e Consulta; Conformidade Legal; Emergência; Incidentes e a organização do local de trabalho.
No âmbito dos Riscos no local de trabalho, e num contexto de crescentes preocupações focalizadas nestas áreas temáticas, como o demonstram, as várias campanhas que são lançadas pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, por exemplo o Ano Europeu de Avaliação dos Riscos Psicossociais, o Ano Europeu dos Riscos Ergonómicos, etc.., a XZ consultores desenvolveu uma plataforma online designada
O INBALANCE foi concebido para responder a um dos principais desafios com que se confronta a sociedade e para responder a uma imperiosa necessidade das organizações, que reconhecem a relevância desta área temática como fator fundamental para assegurar a sua sustentabilidade: gerir eficazmente os riscos, direta e indiretamente, associados ao trabalho que realizam, independentemente das operações que o constituem serem de caráter repetitivo, intensivo, …, e do ambiente, socio-organizacional, no qual são concretizadas.
É neste contexto que nasce o INBALANCE, um produto sustentado nas melhores práticas empresariais, no mais avançado conhecimento produzido nas Universidades e na experiência de um conjunto de empresas e profissionais.
Este produto informático assume-se como um contributo, técnico e organizacional, para a melhoria das condições de trabalho, o incremento da sua segurança, a redução dos acidentes e incidentes e a minimização das doenças profissionais.
O INBALANCE agrupa um conjunto de cinco ferramentas informáticas: Riscos Psicossociais, Riscos Ergonómicos, Riscos Químicos, Riscos Físicos e Riscos Biológicos, que são operacionalizadas por metodologias e técnicas de avaliação que facilitam a análise dos dados, a emissão de relatórios e controlo das ações posteriormente implementadas, mas também informação atualizada, orientada para a gestão de um significativo e diversificado portfólio de riscos no local de trabalho.
A avaliação é feita com base na mais recente informação científica disponível, razão pela qual deverá ser considerada como um processo dinâmico.
Riscos:
Riscos Biológicos – Ferramenta composta por 9 Indicadores, os quais vão permitir efetuar uma classificação do risco, dependendo: da atividade, do grupo do agente biológico, da avaliação das medidas de prevenção e controlo existentes, da caracterização do trabalhador, da caracterização do meio ambiente, do número de colaboradores expostos, da informação e formação, da frequência e da gravidade.
Riscos Ergonómicos - Dependendo do tipo de atividade a ferramenta permite ao utilizador a escolha da metodologia mais adequada, se a seleção for movimentação manual de cargas serão aplicadas as “listas de verificação “ de indicadores chave, se a seleção for tarefas monótonas e repetitivas, será aplicado o Método RULA, permitindo avaliar os riscos associados a atividades de movimentação manual de cargas e tarefas monótonas e repetitivas.
Riscos Físicos – Ferramenta que possibilita a avaliação dos efeitos causados por fatores como, ruido, vibrações, iluminação, ambiente térmico, entre outros e por consequência prever e adequar as medidas necessárias para o cumprimento da legislação em vigor. Avaliar se um posto de trabalho de encontra ou não adequado e orientar na tomada de decisão das medidas necessárias para melhorar esse posto de trabalho.
Riscos Psicossociais – Ferramenta composta por 13 Indicadores ou Domínios Gerais que, por sua vez, se desdobram em 37 Indicadores Específicos de Avaliação. Permite, pois, diagnosticar um grande número de fatores de risco relacionados com a gestão dos horários de trabalho, condições de trabalho, segurança no trabalho, entre outros fatores de riscos psicossocial, e os recursos ao nível do colaborador, departamento e organização. A ferramenta permite a identificação dos principais fatores de risco psicossocial – organização/unidade organizacional/setor/colaborador, a identificação de colaboradores que possam estar em risco de desenvolver transtornos relacionados com o stress e outros fatores indutores de desconforto e desequilíbrio no trabalho e a identificação de recursos organizacionais e pessoais que promovam organizações saudáveis e resilientes.
Riscos Químicos – Ferramenta que permite Identificar potenciais situações de risco químico, o seu grau e natureza, bem como a perigosidade dos produtos utilizados, classificar e hierarquizar os riscos estabelecendo níveis claros de aceitabilidade. Para cada risco permite estabelecer medidas de controlo baseadas em soluções técnicas orientadas para os níveis de risco e para a perigosidade dos produtos Manter-se atualizado em termos de evoluções de requisitos legais, Fichas de Dados de Segurança e soluções técnicas.
Isabel Gomes
XZ Consultores, SA