No atual ambiente competitivo, as organizações passaram, cada vez mais, a adotar os princípios e as técnicas da gestão pela qualidade como meio para melhorarem continuamente as suas práticas administrativas e consequentemente os seus produtos e serviços, atraindo e fidelizando clientes. Neste contexto, surge a gestão da informação que permite o controlo e o rápido acesso à informação relevante, e, por conseguinte, a otimização dos processos e atividades e uma melhor tomada de decisões, contribuindo de forma determinante para a melhoria dos produtos e serviços disponibilizados.
A implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), pela NP ISO/IEC 27001, promove a adoção de diretrizes, boas práticas e mecanismos de controlo relativamente à Segurança da Informação existente / produzida nas Organizações.
Um SGSI tem três componentes principais: confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.
Entre os benefícios / vantagens obtidas com a implementação deste Sistema de Gestão, temos:
Filipa Rodrigues, Consultora da
XZ Consultores, SA