Gestão do Conhecimento Organizacional

O conhecimento é, de forma simples, a nossa capacidade em tomar decisões e implementar ações e pode existir tacitamente ou explicitamente (codificado).

O conhecimento organizacional é o conhecimento específico da organização resultante por exemplo do historial e da experiência da organização mas também da educação e treino dos colaboradores e que assegura a operacionalização dos processo e a concretização dos objetivos, visando a satisfação de todas as partes interessadas.

O objetivo de uma empresa é conseguir a gestão deste conhecimento, que pode ser interna ou externo à organização, podendo:

  • Dinamizar a criação de conhecimento, resultado da criatividade interna (situação que não se encontra prevista na ISO 9001:2015);
  • Com partilha de experiências e em reuniões assegurar a difusão de conhecimento tácito para tácito (partilhas de conhecimento facilmente determinadas numa tabela de comunicação);
  • Com a formação e implementação de procedimentos assegurar a passagem de conhecimento explícito para tácito (situação facilmente expressa num plano de formação);
  • Com a elaboração de procedimentos ou outros documentos garantir a formalização de práticas assegurar a difusão de conhecimento tácito para codificado (situação operacional resultante da implementação e revisão de um sistema de gestão);
  • Com a realização de ações de revisão, compilação ou de melhoria assegurar a agregação de conhecimento codificado para codificado (situação operacional resultante da implementação e revisão de um sistema de gestão);
  • Procurar a proteção do conhecimento existente tendo a empresa tem ao seu dispor, vários direitos de proteção da propriedade intelectual (situação que não se encontra prevista na ISO 9001:2015);
  • Valorização do conhecimento existente e captado com práticas direcionadas para a investigação, desenvolvimento e inovação (situação que não se encontra prevista na ISO 9001:2015).

Para a Norma ISO 9001:2015 é necessário assegurar a determinação do conhecimento necessário para a operacionalização dos seus processos e para obter a conformidade dos seus produtos e serviços. Esta identificação inequívoca do conhecimento tem associado diversas ações dinâmicas, que resultam da pró atividade da gestão de topo ou de uma passividade resultante de necessidades e ou tendências. Tal como descrito este conhecimento organizacional necessário deve ser mantido e disponibilizado na medida do necessário.

Temos assim e com um olhar tradicional, o conhecimento organizacional necessário à organização, codificado num conjunto de documentos que se encontram difundidos nos locais de trabalho e que podem ser facilmente determinados numa Tabela. Todos os documentos que pertencem à estrutura documental, habitualmente expressa no manual do sistema, possuem conhecimento relevante para a operacionalização dos processos e conformidade de produtos/serviços.

Naturalmente, que pode haver perdas (em particular no conhecimento tácito) que podem ser colmatadas com a partilha e comunicação, ou pode haver também a necessidade de atualização ou de adaptação, que devem originar o planeamento de alterações no sistema de gestão, mas também podem surgir ou existir novas necessidades resultantes de novos produtos/processo/tecnologias existentes no mercado, que podem obrigar a atribuição de responsabilidades pela vigilância comercial ou tecnológica da envolvente para a recolha ou aquisição dos novos conhecimentos relevantes.

Note1: This outsourcing is the passing of my tacit knowledge to codified knowledge.

Note 2: Encoded in portuguese.

José João Cordeiro, Consultor da

XZ Consultores, SA

 

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