Locais de trabalho seguros e saudáveis: a importância da atuação dos serviços de SHT

SST

Locais de trabalho seguros e saudáveis: a importância da atuação dos serviços de SHT (Segurança e Higiene no Trabalho) na Gestão do Stresse e dos Riscos Psicossociais

Por vezes, as organizações não dão a devida importância à atuação dos Técnicos de SHT, na gestão da segurança e saúde nos locais de trabalho, associando o seu trabalho a tarefas administrativas, de forma a dar cumprimento às obrigações legais. Porém, este tipo de filosofia é contraproducente! Gerir a segurança e saúde nos locais de trabalho de forma eficaz, trará benefícios para os trabalhadores, para a empresa e para a sociedade em geral.

Hoje em dia, vivemos num ritmo bastante acelerado, estando as empresas e os seus trabalhadores, obrigados a trabalhar sob demasiada pressão para poderem cumprir os prazos. Tal facto, aumenta a probabilidade de erro nas tarefas executadas e, consequentemente, a ocorrência de acidentes de trabalho. Torna-se, portanto, fundamental (enquanto profissionais de SHT) ajudar as empresas a identificarem os riscos associados à sua atividade, e geri-los em conformidade.

O tema da campanha 2014 – 2015, da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, foi a gestão do stresse e dos riscos psicossociais nos locais de trabalho. A campanha foi organizada com o intuito de ajudar as empresas e os trabalhadores a identificar e gerir este problema.

O stresse nos locais de trabalho surge quando o trabalhador deixa de ter capacidade para fazer face às exigências do emprego. Na maioria das vezes, as empresas e os trabalhadores consideram que isto se trata de uma falha individual. Todavia, o stresse relacionado com o trabalho é uma questão organizacional. Quando analisada a dimensão do problema, constata-se que 50 a 60% dos dias de trabalho perdidos, estão relacionados com o stresse e os riscos psicossociais nos locais de trabalho. O stresse nos locais de trabalho ocupa já o segundo lugar na lista de problemas de saúde relacionados com o trabalho, a seguir às lesões músculo-esqueléticas.

Na sequência desta e outras campanhas sobre esta temática, a XZ Consultores desenvolveu uma plataforma de avaliação de riscos, o inbalance, que, entre outros domínios, permite avaliar os riscos psicossociais nos locais de trabalho. Esta plataforma foi implementada no Hospital de Ovar, tendo sido emitido um plano de ações que se encontra em análise.

Gerir os riscos psicossociais de forma continua e eficiente gera um ambiente de trabalho saudável, no qual os trabalhadores se sentem valorizados e, consequentemente, melhoram o seu desempenho!

Mariana Costa, TSHST
Departamento Segurança e Saúde no Trabalho
- XZ Consultores, SA

<< Voltar