Está atento à qualidade do seu Serviço de Atendimento ao Cliente?

Se atender é sinónimo de servir, qualquer profissional que realize a função de atendimento deverá ter o perfil adequado para essa função, nomeadamente qualidades pessoais como:

  • excelente capacidade de comunicação
  • educação
  • simpatia
  • gostar de atender e acima de tudo
  • gostar de trabalhar com pessoas.

Mas será que as empresas se preocupam efetivamente com a qualidade do serviço de atendimento ao cliente e com a sua satisfação?

É seguro que sim, e cada vez mais.

Este tem sido um dos motivos pelos quais as empresas procuram apoio especializado na análise, melhoria e resolução de lacunas e problemas no serviço de atendimento ao cliente.

A XZ desenvolveu nos últimos anos diversas intervenções nesta área da melhoria da qualidade do serviço de atendimento ao cliente intervindo estrategicamente com o seguinte plano de ação:

  1. Cliente Mistério, durante o qual, através da observação de situações reais de atendimento são recolhidas informações específicas, de acordo com uma série de critérios previamente definidos, aferindo comportamentos e aspetos relacionados com a comunicação e a postura do profissional que o atende.
  2. Posteriormente, quando concluído e analisados os resultados do Cliente Mistério, é desenvolvida Formação Especializada e Consultoria na Área da Comunicação e Relação com o Cliente.
  3. E por fim, algum tempo após esta intervenção, poderá realizar-se novo Cliente Mistério para avaliar o impacto da intervenção desenvolvida.

A par desta intervenção, é ainda elaborado um questionário de avaliação da satisfação do cliente que permite à empresa recolher opiniões/sugestões dos clientes e assim, assegurar as ações necessárias para corresponder às suas expectativas garantir a qualidade do serviço.

Seja qual for a política ou método de atendimento adotado pela empresa, não nos podemos esquecer de controlar a sua qualidade pois perante uma situação de atendimento ao cliente, o atendedor passa a ser o representante da empresa e como tal, a relação deste com o cliente marca definitivamente a diferença.


Carmo Vicente, Consultora
Departamento de
Recursos Humanos - XZ Consultores, SA

 

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