Um dos maiores e mais discutidos desafios que a humanidade enfrenta hoje são as alterações climáticas, provocadas principalmente pelas elevadas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) resultantes da atividade humana, intensificadas desde a Revolução Industrial. Com oAcordo de Paris, a necessidade de reduzir essas emissões tornou-se urgente para manter o aumento da temperatura global média abaixo de 1,5°C. A busca por medidas de mitigação e o desenvolvimento de instrumentos que tornem esse objetivo alcançável levantam diversas questões, entre elas: como garantir que as ações individuais são suficientes?
Nos mercados empresariais, esta pesquisa tem transitado pela criação de metas de redução e pelo desenvolvimento de planos de ação, com um certo grau de obrigatoriedade, coordenado em grande parte pela União Europeia, que delineou o percurso ambicioso de alcançar o objetivo da neutralidade carbónica até 2050.
Este caminho, leva à insurgência de várias iniciativas, sendo uma delas a Science Based Targets iniciative (SBTi) que surge da necessidade de dar resposta à crescente urgência climática e à carência de ações empresariais concretas e alinhadas com as metas científicas globais estabelecidas no cumprimento do Acordo de Paris. Com o objetivo de estabelecer padrões claros e consistentes para que as empresas, de diferentes dimensões e setores, sejam capazes de implementar ações climáticas mensuráveis, impactantes, e acima de tudo, concretizáveis. A SBTi fornece um quadro de referência que orienta as metas de redução de emissões de GEE, alinhando-as com os limites do planeta e com as metas definidas por cientistas.
Este alinhamento, permite que as empresas contribuam de maneira significativa para a mitigação das alterações climáticas, ao mesmo tempo que garantem a resiliência do seu próprio negócio num contexto de regulamentação ambiental crescente. Assim, ao comprometer-se com a SBTi, as empresas não só ajudam a evitar os piores dos impactos climáticos, mas também fortalecem a sua competitividade e sustentabilidade a longo prazo.
A implementação de SBT é particularmente importante para as organizações que desejam aliciar investidores, clientes e outras partes interessadas, ao reforçar a sua posição enquanto líderes em sustentabilidade e na mitigação climática. Esta iniciativa auxilia também no desenvolvimento de medidas que capacitam as empresas a desempenharem um papel ativo na transição para uma economia de baixo carbono, destacando seu compromisso com a sustentabilidade e demonstrando transparência e rigor nas suas ações climáticas.
A adoção dos compromissos SBT envolve um conjunto de passos meticulosos, que garantem que as metas estabelecidas estejam de acordo com os critérios da SBTi e possam gerar um impacto real e mensurável, são elas:
A XZ Consultores está preparada para apoiar a sua empresa em cada etapa do processo de adesão à iniciativa SBT, fornecendo orientação especializada que simplifica a integração e garante o alinhamento com as metas climáticas globais. Desde a análise das emissões atuais até à definição de metas de redução cientificamente baseadas e específicas para o setor, a XZ Consultores oferece as ferramentas e o conhecimento necessários para uma implementação eficaz e rigorosa. A nossa equipa ajuda a otimizar o processo de validação e a desenvolver um plano de ação estratégico que não só facilita o cumprimento dos requisitos da SBTi, mas também posiciona a sua empresa como líder em sustentabilidade. Com a XZ Consultores, caminhamos ao seu lado…
Cátia Pinto
Marta Caetano
XZ Consultores | Sustentabilidade Ambiental
Bibliografia: