Notícias: Conhece os benefícios da Certificação de Gestão Florestal Sustentável PEFC ou FSC?

Sabia que ao obter-se a Certificação de Gestão Florestal Sustentável PEFC ou FSC demonstra-se que as práticas de gestão cumprem os requisitos para as melhores práticas de gestão florestal sustentável?

 

Certificação Florestal e Cadeia de Responsabilidade

Num mercado altamente concorrencial, a diferenciação é um fator fundamental para assegurar a preferência dos consumidores. Neste sentido tem-se verificado em todo o mundo e em Portugal em particular, um aumento significativo da área com floresta Certificada segundo os diferentes referenciais existentes bem como do número de agentes económicos com certificação da Cadeia de Responsabilidade.

Esta certificação compreende dois processos: a certificação da gestão Florestal e a da Cadeia de Responsabilidade. A certificação da Gestão Florestal é um processo voluntário que permite verificar, de forma independente e credível, que uma área florestal é gerida de acordo com normativos internacionalmente reconhecidos. A Cadeia de Responsabilidade ou Cadeia de Custódia tem como objetivo estabelecer uma ligação, com base em informação verificável, entre a matéria-prima incluída num produto de base florestal e a origem dessa matéria-prima.

Entre os vários esquemas de certificação existentes destacam-se o FSC (Forest Stewardship Council) e o PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification), ambos com representação em Portugal.

Ao obter-se a certificação de Gestão Florestal Sustentável PEFC ou FSC demonstra-se que as práticas de gestão cumprem os requisitos para as melhores práticas de gestão florestal sustentável.

 

Certificação da Cadeia de Responsabilidade (CdR)

É aplicável às empresas de transformação de madeira ou outros produtos de origem florestal e aos fornecedores que procuram demonstrar que a sua organização contribui positivamente para a manutenção e melhoria da Floresta.

A certificação da cadeia de responsabilidade é fundamental para as empresas implementarem e demonstrarem a sua ética comercial e os consumidores terem opção de escolha na compra responsável dos seus produtos.

Para que um determinado produto possa ser vendido como certificado, todas as entidades que intervêm na sua cadeia de transformação e comercialização devem estar certificadas de acordo com o mesmo esquema de certificação florestal, isto significa que, para que uma empresa possa vender aos seus clientes um produto certificado tem que comprar matéria-prima certificada a fornecedores certificados.

A certificação da cadeia de responsabilidade é atribuída por entidades de certificação acreditadas estando neste momento os principais organismos certificadores em Portugal com a acreditação FSC e/ou PEFC.

Os principais benefícios proporcionados pela certificação da Cadeia de Responsabilidade PEFC ou FSC são os seguintes:

Transmissão de uma mensagem clara e transparente – ao incluir a marca PEFC ou FSC num produto ou numa linha de produto, comunica-se com o cliente de forma clara, inequívoca e transparente de que a madeira e outros produtos florestais não-lenhosos, são provenientes de florestas com gestão sustentável;

Oferece Confiança – as empresas têm certeza da origem da madeira e produtos derivados de madeira que compram;

Eficiência e Rastreabilidade – a certificação CdR oferece garantias de que a madeira final e outros produtos de origem florestal podem ser rastreados até uma origem sustentável. Pode ainda melhorar a eficiência dos sistemas produtivos através da contabilização do produto;

Acesso a mercados mais exigentes – com a certificação de CdR oferece-se às empresas acesso a mercados cada vez mais competitivos e exigentes que procuram produtos que sejam "amigos do ambiente", e em consequência criam vantagens de mercado relativamente às empresas com produtos não certificados - aumentando o valor dos seus produtos;

Cumprimento legal – com a certificação CdR exclui-se a madeira de fontes desconhecidas, irregulares e controversas. São, portanto, dadas garantias pelas empresas de que os seus produtos não contêm madeira de fontes ilegais.

 

Conheça algumas das nossas referências AQUI

Queremos ser seu parceiro.

Solicite-nos uma proposta ou uma reunião de trabalho.

José Mota

Consultor XZ Consultores, SA

.

<< Voltar << Anterior     Proximo >>