Notícias: A importância da Segurança Alimentar

A garantia da Segurança Alimentar é um dos maiores objetivos que atualmente as organizações do setor, em especial da grande distribuição, apresentam.

As cadeias de distribuição dos alimentos são cada vez maiores, e de alcance global. Assim, se um alimento se torna perigoso para a saúde, o risco de propagação de doença é elevado.

A maior parte das doenças relacionadas com alimentos é causada pela ingestão de produtos contaminados por bactérias patogénicas, fungos, vírus, parasitas ou toxinas produzidas por microrganismos. Recorrentemente, as causas são a falta de higiene, a falta de controlo e a incorreta armazenagem ou manipulação.

Outro fator associado está relacionado com o facto de os produtos (particularmente frescos) terem estado expostos a químicos tóxicos, metais pesados, pesticidas ou resíduos farmacológicos.

Simultaneamente, com a introdução de novos aditivos e processos modernos de produção/ manipulação, a questão da segurança alimentar tornou-se ainda mais importante. Particularmente nestes casos, o controlo, a investigação, a avaliação dos riscos e os princípios preventivos, devem ser considerados antes da aprovação e apresentação dos produtos no mercado.

Com vista à salvaguarda da Segurança Alimentar, foi criada a comissão do Codex Alimentarius (CAC), que é a estrutura operacional da FAO/OMS (World Health Organization Organização Mundial de Saúde) no âmbito das Nações Unidas. A Comissão do Codex trabalha com os padrões alimentares internacionais para proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas justas no comércio alimentar

 

A globalização dos mercados e a promoção da melhoria contínua da qualidade, higiene e segurança dos produtos e consequente promoção da proteção do consumidor, são alguns dos principais motivos que a indústria alimentar identifica, e que se revelam determinantes, para a decisão de iniciar o processo de implementação um referencial de segurança alimentar, tais como:

Ver newsletter

Saiba mais sobre esta área AQUI

<< Voltar << Anterior     Proximo >>