Notícias: Seminário Cuidados e Cuidadores

A XZ Consultores, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a PRAVE organizaram o seminário “Cuidados e Cuidadores”, que se realizou no dia 18 de janeiro, na Biblioteca Municipal.

O encontro, que decorreu durante a tarde, contou com diversas intervenções ao longo dos 2 Painéis: ‘Quem precisa de cuidados em Portugal’ e ‘Cuidadores Informais: e de nós quem cuida’.

A realização deste evento pretendia promover o acesso a informação e potenciar a partilha de experiências e boas práticas, procurando contribuir para uma maior perceção de autocontrolo e de autoeficácia dos cuidados (in)formais em diversos domínios da vida do Cuidador, minimizando também os efeitos secundários da sobrecarga associada ao cuidar.

Entre os convidados estiveram Filomena Bordalo, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, enquanto moderadora do evento; Liliana Gonçalves, Membro da Agir no Tempo - Associação de Apoio a Demências e Redatora do Estatuto do Cuidador Informal; Isabel Marques, da ANCI - Associação Nacional de Cuidadores Informais; Ana Daniela Dias, enfermeira na UCC de Viseu¸ Paula Sargaço, Médica Psiquiatra; Catarina Gomes, da UCIPSSUnião Concelhia das IPSS de Águeda; Denise Seixas, Cuidadora Informal e Presidente da Associação Amar sem Diferenças; António Miranda, enfermeiro na UCC de Albergaria-a-Velha e Jorge Marques, Comandante do Destacamento Territorial de Águeda da GNR – Guarda Nacional Republicana.

A abertura do Seminário contou com o contributo de Hélder Santos, Diretor da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro.

 

A Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes encerrou a atividade com a apresentação do “Manual de Boas Práticas do Cuidador (In)Formal”, que será desenvolvido em parceria com muitas das entidades representadas no Seminário e será publicado ainda em 2019.

Ver mais fotos AQUI

Susana Amaral

XZ Consultores, SA - Delegação Centro

 

<< Voltar << Anterior     Proximo >>