• Metodologias LEAN (aplicadas a diversos setores de atividade)

    Data de Início: Novembro    |    Duração: 16H    |    Local de Formação: Braga    |    Valor: 135€

    Indústria e Manutenção, Logística e Grande Comércio, Saúde e Laboratórios, Serviços, Restauração e Turismo

     

    Objetivos

    • Conhecimento da implementação da filosofia de gestão de tempos;
    • Conhecimento da implementação da filosofia de gestão de tempos, espaço e operações na estratégia de atuação da organização;
    • Conhecimento das ferramentas LEAN aplicáveis aos cenários:
      •  da indústria e manutenção
      • da logística e grande comércio
      • da restauração
      • da saúde e laboratórios
      • do turismo
      • dos serviços.


    Conteúdos Programáticos

    • Acompanhamento da aplicação das ferramentas: técnicas, equipas auditoras, reportes de evidências (Kaizen Roadmap).
    • Análise da evolução da gestão das atividades de planeamento, controlo e gestão das atividades de:
      • turismo: fornecedores e logística, serviço ao cliente, serviços de suporte (lavandaria, limpeza, restauração, informática, consumíveis, transporte) e manutenção;
      • restauração: fornecedores, armazém e logística, serviço ao cliente, serviços de suporte (lavandaria, informática, limpeza, análises), manutenção e expedição;
      • serviços: fornecedores, serviço ao cliente, serviços de suporte (informática, consumíveis, transportes) e manutenção;
      • saúde e laboratórios: fornecedores, armazém, logística, serviço ao cliente, serviços de suporte (lavandaria, central de compras, limpeza, contratação);
      • logística e grande comércio: fornecedores, armazém e logística e serviço ao cliente atividades industriais: fornecedores, armazém e logística, produção, manutenção e expedição.
    • Conceitos inerentes às ferramentas LEAN e KAIZEN e a sua aplicabilidade:
      • no turismo
      • na restauração
      • nos serviços
      • na saúde e laboratórios
      • na logística e grande comércio
      • na indústria e manutenção.
    • Identificação e análise dos elementos das metodologias: VSM/Diagramas de cadeia de valor; 5S’; SixSigma; FMEA; Histogramas; Pareto; Gráficos de Controlo; Brainstorming; Diagramas Causa-Efeito; SMED; KANBAN; Gemba Kaizen.
    • Análise e estudo de caso práticos.

     

    << Voltar Inscreva-se