• Comunicação (Falar em público)

    Data de Início: Setembro    |    Duração: 07H    |    Local de Formação: Braga    |    Valor: 92€

    “Comunicação: Falar em Público – Engenho ou Arte?”

    Destinatários

    • Formadores (para melhorar competências de apresentação),
    • Técnicos de Formação, Coordenadores / Gestores de Formação
    • Professores
    • Advogados
    • Executivos
    • Vendedores
    • Gestores
    • Empresários
    • Consultores
    • Profissionais que por exigência da atividade que exerce e todos aqueles que no dia-a-dia necessitem de falar perante audiências.


    Objetivos

    No final da formação os formandos deverão ser capazes de:

    • Planear, preparar e apresentar uma comunicação em público, de forma eficiente
    • Identificar os sentimentos e emoções “bloqueadoras”;
    • Adotar técnicas para desenvolver a proprioceção;
    • Identificar e adotar comportamentos que denotam competências intrapessoais e interpessoais;
    • Identificar e adotar comportamentos que denotam competências de comunicação verbal e não-verbal;
    • Identificar e selecionar instrumentos e técnicas que permitam o planeamento e a execução de comunicações eficazes;
    • Preparar e apresentar uma comunicação.

     

    Conteúdo Programático

    Módulo 1. Falar em ou para o público

    Módulo 2. A gestão das emoções: Que sentimentos, ou que emoções estão presentes?

    Módulo 3. Proprioceção

    Módulo 4. Competências intrapessoais e interpessoais

    Módulo 5. A comunicação verbal e não-verbal

    • A Postura Corporal
    • Postura Espacial
    • A Postura Vocal
    • O Gesto e o Movimento
    • Linguagem Corporal

    Módulo 6. Como preparar, planear e desenvolver uma exposição

    • As notas do Orador
    • A Preparação (Ensaio) para a apresentação
    • Conhecimento do espaço físico
    • Identificar e interagir com a audiência
    • Previsão dos comentários e preparação das respostas
    • Como “agarrar” uma audiência

    Módulo 7. Apresentação / Simulação


    Métodos Pedagógicos

    Serão utilizados diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas pedagógicas seleccionadas de modo a ir ao encontro dos objetivos e das características do público-alvo:

    • Exposição e discussão de temas
    • Casos práticos
    • Dramatização
    • Dinâmicas de grupo
    • Exploração de sistemas multimédia
    • Autoscopias: filmagem, visionamento e análise crítica das atuações. 


    Avaliação

    Apresentação de uma comunicação


    Número de Participantes

    Mínimo 8 e no Máximo 15


    Recursos Necessários:

    • Sala de formação suficientemente espaçosa que permita atividades dinâmicas
    • Projetor multimédia
    • Filmadora (cartão de memória+tripé)
    • Fotocópias

    Cleuta Fraga é Psicóloga, Psicoterapeuta DMP, pela Woolger Training Portugal, Certificado reconhecido pela EARTh - Associação Internacional de Terapia Regressiva; Líder Certificada Internacional de Yoga do Riso, pela Escola do Riso; Mestre Reiki, pelo DivyanReiki com a Mestre Sueli Simões.

    Experiência no Brasil e Portugal como Psicoterapeuta, Formadora em Programas de Desenvolvimento Pessoal e na Formação de Formadores; Facilitadora de Jogos e Dinâmica de Grupo; Especialista em Programas de Gestão do Stress.

    << Voltar Inscreva-se