Data de Início: Março Duração: 16H Local: Braga Valor: 178€ + IVA
Os custos com energia são uma das rubricas com maior relevância nos custos operacionais de qualquer indústria e têm sofrido crescimentos significativos nos últimos anos, o que se traduz numa redução da competitividade do nosso tecido industrial.
Neste contexto foram publicados e revistos diversos regulamentos que visam a melhoria da eficiência energética global na indústria, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 71/2008, de 15 de Abril, que regulamenta o SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia. Este Sistema aplica-se às instalações com consumos superiores a 500 tep/ano (Consumidoras Intensivas de Energia, CIE).
O SGCIE prevê que as instalações CIE realizem, periodicamente, auditorias energéticas que incidam sobre as condições de utilização de energia e promovam o aumento da eficiência energética, incluindo a utilização de fontes de energia renováveis. Prevê, ainda, que se elaborem e executem Planos de Racionalização dos Consumos de Energia, estabelecendo acordos de racionalização desses consumos com a DGEG que, contemplem objetivos mínimos de eficiência energética, associando ao seu cumprimento a obtenção de incentivos pelos operadores.
Neste curso são apresentadas algumas medidas que visam a redução do consumo de energia na indústria e respetiva redução dos custos associados.
Destinatários
Objetivos
O curso tem como objetivo geral, dotar os formandos de conhecimentos conceptuais e técnicos sobre as metodologias a adotar na indústria com o objetivo de reduzir os custos associados ao consumo de energia.
Competências
Conteúdos Programáticos
1. Introdução e requisitos legais (2 hora)
2. Auditorias Energéticas (6 horas)
3. Plano de Racionalização de energia (6 horas)
4. Financiamento (2 hora)